segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cubos De Marcha

NuVinci N360 Vou iniciar pelo mais diferente de todos, pois usa uma teoria de Leonardo Da Vince de onde o nome se origina. O sistema tem um funcionamento próximo aos câmbios CVT de carros e ATVs, mas somente o funcionamento, pois o sistema usa esferas e não cones e correia como as transmissões tipo CVT. Ele é leve e não tem marchas, pode ser regulado entre duas relações, máxima e minima, em qualquer posição entre elas. Hoje é usado em bicicletas urbanas principalmente em cruisers. O NuVinci N360 é fabricado por uma empresa americana chamada Fallbrook que também fabrica transmissões para veículos automotores. http://www.fallbrooktech.com/cycling Rohloff O mais amado pelos cicloturistas. Utiliza o sistema tradicional por engrenagem. Tem 14 velocidades e é conhecido por sua manutenção quase nula. A relatos de alguns cicloturistas que pedalaram o mundo com ele sem nenhuma manutenção no sistema de marchas. O ponto negativo é o preço que inviabiliza a compra por muitos ciclistas (eu sou um deles). Substituiria o meu conjunto de 27 velocidades por um rohloff com 14 velocidades facilmente. http://www.rohloff.de/en/products/speedhub/index.html Sturney Archer A 110 anos foi inventado o primeiro cubo de marchas, ele tinha 3 marchas e era um Sturney Archer. A Sturney Archer reinou por muitos anos sem nenhuma concorrência a altura, mas devido a uma longa crise a alguns anos foi comprada pela Sun Race e hoje já tem cubos de 2, 3, 5 e 8 marchas, Pelo que pesquisei, é a empresa com a maior variedade de cubos de marcha com mais 30 versões diferentes, incluindo 2 com marcha reversa. Já pedalei em um de 3 marchas com no mínimo 30 anos e funcionava perfeitamente. Hoje é difícil de encontrar um cubo desse novo pra vender no Brasil. http://www.sturmey-archer.com/products/hubs SRAM Usando a tecnologia aprimorada dos cubos sachs torpedo de 3 marchas o grupo americano que reúne grandes marcas de peças para bicicletas desenvolveu cinco versões de cubos de marchas. Um de 8 velocidades, três de 3 velocidade e um com trocas automáticas de 2 velocidades. O cubo de 2 velocidades chamado de automatix utiliza a força centrífuga para selecionar uma das duas marchas. http://www.sram.com/sram/urban/component/internal-gear-hubs Shimano Graças a fábrica japonesa de artigos de pesca e bicicleta ressuscitou os cubos de marcha. Graças ao nexus os cubos de marcha retornaram ao mercado de uma forma muito mais abrangente. Com isso várias outras empresas investiram nos cubos de marcha. A shimano tem duas linhas de cubos de marcha sendo a nexus a mais popular com seus cubos de 3, 7 e 8 velocidades e esses cubos podem vir com o grupo completo da shimano. Já a linha alfine chamada de “premium level” pela própria shimano tem opções de 8 e 11 velocidades, pode ser adquirido em grupo. http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/0/alfine.html Hoje a opção mais fácil de se comprar no Brasil é o nexus de 3 velocidades.

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